
Que algumas mudanças são necessárias, todos nós sabemos. Mas e quando algo que gostamos tem uma mudança muito drástica? Bem, a nossa recepção depende do nível dessa tal mudança.
Veja agora algumas das bandas que mais mudaram desde o lançamento de seu álbum de estreia (e outras que nem mudaram tanto assim) :
1- Blink 182
Não adianta fazer cara de mau, Mark Hoppus. A franja do Tom DeLonge entrega a banda.
A banda de Punk Rock californiana formada por Tom DeLonge (vocalista e guitarrista), Mark Hoppus (vocalista e baixista), Scott Raynor (baterista da formação original do Blink, permaneceu até 1997) e Travis Barker (baterista atual) começou a sua trajetória com o álbum Cheshire Cat (1994), que possuía uma pegada mais Punk e músicas com letras bem descontraídas, o que é/era praticamente a marca registrada da banda.
A postura de piadistas continuou até o lançamento do album Take Off Your Pants And Jacket (2001), onde as letras começaram a se dividir entre o lado da brincadeira ( First Date e The Rock Show) e o outro lado, um apelo mais sério por parte da banda (Stay Together For The kids - uma música sobre divórcios - e Anthem Part Two - que envolve política e pessoas que não fazem nada para mudar a situação atual do mundo -). A pegada Punk foi substituida por uma versão mais leve do Punk Rock.
No seu último álbum lançado até então (o Blink 182, de 2003) a banda já não tinha mais nada do que carregava com ela em 1994. Sem mais piadas, agora o álbum dava espaço paras as letras mais sérias, melódicas e românticas, tudo isso em um ritmo pop Punk. É bom, mas já não é mais o mesmo.
Para encerrar, a banda está para lançar um álbum ainda este ano. O que esperar dele? Tom DeLonge disse que o novo álbum terá elementos de New Wave, Indie Rock e Stadium Rock, misturados com os sons dos projetos paralelos dos integrantes (+44, Angels And Airwaves e Boxcar Racer), tudo isso na pegada do álbum lançado em 2003. Mudanças drásticas, nem um pouco.
2- Linkin Park

Mil Sóis queimam os miolos de qualquer um.
Linkin Park. Você deve conhecer a banda, pois gostando dela ou não, ela já foi febre nas rádios e suas músicas pipocavam em tudo quanto é lugar (principalmente vídeos com montagens de Dragon Ball).
A banda de Chester Bennington (vocalista) e Mike Shinoda (vocalista, guitarrista e tecladista) ganhou fãs do mundo inteiro com os álbuns Hybrid Theory (2000) e o Meteora (2003) e os singles In The End, One Step Closer e Numb (esta que por sua vez, deve ser a música mais conhecida da banda). O segredo do sucesso? Possivelmente foi a mistura de Rap com Rock, o Nu Metal (ou Rap Metal, se preferirem).
Infelizmente (ou felizmente, para alguns), no álbum Minutes To Migdnight (de 2007) a banda não continuou com a fórmula dos álbuns anteriores, e os gritos e berros constantes de Chester deram lugar à músicas mais calmas (há exceções, como Bleed it Out).
Pode não parecer, mas essa é a capa do último lançamento do Linkin Park, o álbum "A Thousand Suns"
Chester Bennington já havia deixado claro que o novo álbum do Linkin Park seria algo muito diferente do que os fãs estavam acostumados a ouvir. O resultado foi um álbum conceitual de Rock Alternativo que é bem capaz de os mais distraídos ouvirem e nem se ligarem que aquilo se trata de Linkin Park.
3- Green Day
Não adianta olharem assim, mais cedo ou mais tarde vocês apareceriam em uma lista dessas.
Eis o Green Day: uma banda americana de Punk Rock formada em 1987, com os integrantes Billie Joe (vocalista principal e guitarrista), Mike Dirnt (baixista e backing vocals) baterista Tré Cool (que substituiu o antigo baterista da banda, Al sobrante - segundo a correção do Simu, fã de GD)
A banda lançou seu primeiro em 1990 (com o nome de 39/Smooth), mas só conseguiu seu devido sucesso em 1994, com o álbum denominado Dookie, lançando singles como When I Come Around e Basket Case.
O Green Day então lança em 1997 o álbum Nimrod, o qual apresentava a inclusão de outros gêneros músicas na banda, como o pop punk e surf rock. Em 2004 é lançado o álbum American Idiot, que atingiu o público mainstream e arrecadou mais alguns fãs para a banda.
A partir de então o Green Day seguiu o rumo temido por fãs antigos de diversas bandas: virou a tal da modinha e caiu de vez no mainstream. Claro que havia músicas boas, mas assim como aconteceu como as outras bandas, a mudança para agradar a massa ficou evidente.
Outras mudanças:
My Chemical Romance: No seu último lançamento intitulado Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys (que nome!), a banda continua seguindo o estilo de álbum conceitual, com algumas mudanças no estilo musical e com poucas canções que lhe farão lembrar do álbum anterior (The Black Parade). É um álbum diferente e mais agressivo do que costumamos esperar do MCR.
Jimmy Eat World: Uma banda que não costuma fazer muito sucesso entre os brasileiros lançou ano passado o seu novo álbum, de nome Invented. As letras das canções (que são uma das marcas registradas da banda) continuam ótimas, mas a inclusão de diversos gêneros musicais diferentes no álbum (desde a música "Michael Jackson like" Higher Devotion até a excelente Action Needs An Audience, que lembra um pouco a banda Bad Religion, por sinal) marca a evidente tentativa de atrair mais fãs para a banda, uma coisa que pode não agradar os antigos fãs.
Alguma banda que você gosta foi citada? Lembra de mais alguma banda que se perdeu nos estilos?
Deixe seu comentário!
Bom, Concordo e discordo, Jimmy eat world letras ótimas? Nem tanto né, e porra, Jimmy mudo muito sim, olha o album futures e olha invented, nem comparação. My chemical romance mudou bastante e sobre Blink mudou sim mais mesmo assim continuou ótimo e com certeza o novo album vai ser muito bom!
ResponderExcluirolha concordo, agente passa a gostar de uma banda e de uma hora pra outra elas mudam tudo, é muito decepcionante .. to te seguindo me segue
ResponderExcluirhttp://desabafodeumalunatica.blogspot.com/
Marco, vc errou no green day
ResponderExcluir"baterista John Kiffmeyer (que substituiu o antigo baterista da banda, Tré Cool)."
o certo seria
"baterista Tré Cool ( Que substituiu o antigo baterista da banda, Al sobrante)"
Se quiser deixar o nome de John Kiffmeyer em vez de Al sobrante blz
Obrigado pela informação, Renato!
ResponderExcluirEditarei aqui.