quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

As Bandas e suas Metamorfoses.


Que algumas mudanças são necessárias, todos nós sabemos. Mas e quando algo que gostamos tem uma mudança muito drástica? Bem, a nossa recepção depende do nível dessa tal mudança.
Veja agora algumas das bandas que mais mudaram desde o lançamento de seu álbum de estreia (e outras que nem mudaram tanto assim) :


1- Blink 182

  Não adianta fazer cara de mau, Mark Hoppus. A franja do Tom DeLonge entrega a banda.

 A banda de Punk Rock californiana formada por Tom DeLonge (vocalista e guitarrista), Mark Hoppus (vocalista e baixista), Scott Raynor (baterista da formação original do Blink, permaneceu até 1997) e Travis Barker (baterista atual) começou a sua trajetória com o álbum Cheshire Cat (1994), que possuía uma pegada mais Punk e músicas com letras bem descontraídas, o que é/era praticamente a marca registrada da banda. 
  A postura de piadistas continuou até o lançamento do album Take Off Your Pants And Jacket (2001), onde as letras começaram a se dividir entre o lado da brincadeira ( First Date e The Rock Show) e o outro lado, um apelo mais sério por parte da banda (Stay Together For The kids - uma música sobre divórcios - e Anthem Part Two - que envolve política e pessoas que não fazem nada para mudar a situação atual do mundo -). A pegada Punk foi substituida por uma versão mais leve do Punk Rock.
 No seu último álbum lançado até então (o Blink 182, de 2003) a banda já não tinha mais nada do que carregava com ela em 1994. Sem mais piadas, agora o álbum dava espaço paras as letras mais sérias, melódicas e românticas, tudo isso em um ritmo pop Punk. É bom, mas já não é mais o mesmo.
  Para encerrar, a banda está para lançar um álbum ainda este ano. O que esperar dele? Tom DeLonge disse que o novo álbum terá elementos de New Wave, Indie Rock e Stadium Rock, misturados com os sons dos projetos paralelos dos integrantes (+44, Angels And Airwaves e Boxcar Racer), tudo isso na pegada do álbum lançado em 2003. Mudanças drásticas, nem um pouco.



2- Linkin Park

.
Mil Sóis queimam os miolos de qualquer um. 

 
Linkin Park. Você deve conhecer a banda, pois gostando dela ou não, ela já foi febre nas rádios e suas músicas pipocavam em tudo quanto é lugar (principalmente vídeos com montagens de Dragon Ball).
  A banda de Chester Bennington (vocalista) e Mike Shinoda (vocalista, guitarrista e tecladista) ganhou fãs do mundo inteiro com os álbuns Hybrid Theory (2000) e o Meteora (2003) e os singles In The End, One Step Closer e Numb (esta que por sua vez, deve ser a música mais conhecida da banda). O segredo do sucesso? Possivelmente foi a mistura de Rap com Rock, o Nu Metal (ou Rap Metal, se preferirem).
  Infelizmente (ou felizmente, para alguns), no álbum Minutes To Migdnight (de 2007) a banda não continuou com a fórmula dos álbuns anteriores, e os gritos e berros constantes de Chester deram lugar à músicas mais calmas (há exceções, como Bleed it Out).


 
Pode não parecer, mas essa é a capa do último lançamento do Linkin Park, o álbum "A Thousand Suns"

  Chester Bennington já havia deixado claro que o novo álbum do Linkin Park seria algo muito diferente do que os fãs estavam acostumados a ouvir. O resultado foi um álbum conceitual de Rock Alternativo que é bem capaz de os mais distraídos ouvirem e nem se ligarem que aquilo se trata de Linkin Park.


3- Green Day

Não adianta olharem assim, mais cedo ou mais tarde vocês apareceriam em uma lista dessas.

 Eis o Green Day: uma banda americana de Punk Rock formada em 1987, com os integrantes Billie Joe (vocalista principal e guitarrista), Mike Dirnt  (baixista e backing vocals) baterista Tré Cool (que substituiu o antigo baterista da banda, Al sobrante - segundo a correção do Simu, fã de GD)
  A banda  lançou seu primeiro em 1990 (com o nome de 39/Smooth), mas só conseguiu seu devido sucesso em 1994, com o álbum denominado Dookie, lançando singles como When I Come Around e Basket Case.
  O Green Day então lança em 1997 o álbum Nimrod, o qual apresentava a inclusão de outros gêneros músicas na banda, como o pop punk e surf rock. Em 2004 é lançado o álbum American Idiot, que atingiu o público mainstream e arrecadou mais alguns fãs para a banda.
  A partir de então o Green Day seguiu o rumo temido por fãs antigos de diversas bandas: virou a tal da modinha e caiu de vez no mainstream. Claro que havia músicas boas, mas assim como aconteceu como as outras bandas, a mudança para agradar a massa ficou evidente.


Outras mudanças:
 


 My Chemical Romance: No seu último lançamento intitulado Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys (que nome!), a banda continua seguindo o estilo de álbum conceitual, com algumas mudanças no estilo musical e com poucas canções que lhe farão lembrar do álbum anterior (The Black Parade). É um álbum diferente e mais agressivo do que costumamos esperar do MCR.



Jimmy Eat World: Uma banda que não costuma fazer muito sucesso entre os brasileiros lançou ano passado o seu novo álbum, de nome Invented. As letras das canções (que são uma das marcas registradas da banda) continuam ótimas, mas a inclusão de diversos gêneros musicais diferentes no álbum (desde a música "Michael Jackson like" Higher Devotion até a excelente Action Needs An Audience, que lembra um pouco a banda Bad Religion, por sinal) marca a evidente tentativa de atrair mais fãs para a banda, uma coisa que pode não agradar os antigos fãs.

Alguma banda que você gosta foi citada? Lembra de mais alguma banda que se perdeu nos estilos?
Deixe seu comentário!

4 comentários:

  1. Bom, Concordo e discordo, Jimmy eat world letras ótimas? Nem tanto né, e porra, Jimmy mudo muito sim, olha o album futures e olha invented, nem comparação. My chemical romance mudou bastante e sobre Blink mudou sim mais mesmo assim continuou ótimo e com certeza o novo album vai ser muito bom!

    ResponderExcluir
  2. olha concordo, agente passa a gostar de uma banda e de uma hora pra outra elas mudam tudo, é muito decepcionante .. to te seguindo me segue

    http://desabafodeumalunatica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Marco, vc errou no green day
    "baterista John Kiffmeyer (que substituiu o antigo baterista da banda, Tré Cool)."
    o certo seria
    "baterista Tré Cool ( Que substituiu o antigo baterista da banda, Al sobrante)"

    Se quiser deixar o nome de John Kiffmeyer em vez de Al sobrante blz

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela informação, Renato!
    Editarei aqui.

    ResponderExcluir